quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mario e Luigi World - Quinta do Game Velho - #2

E aí galera. Como dito na semana passada, quinta é dia daquele jogo antiiiiigo, mas que você ainda não esqueceu. Essa semana é sobre o Mário e Luigi.

Mário e Luigi World
Mario e Luigi
De onde vieram os irmãos Mario Bros.? Mario Mario e Luigi Mario, como sugere o nome (Mario Bros.) são italianos que de repente se mudaram para os EUA, mais precisamente no Brooklin e ali eles precisavam de trabalhar então consehuiram o emprego de encanadores.
De repente foram sugados por um cano de uma banheira de uma casa, enquanto consertavam o lugar, e boooommmm foram parar no reino dos cogumelos.

O criador dos irmãos Mario, foi um japa chamado Shigeru Miyamoto, que pretendia tornar a nintendo popular no ocidente, e então num inspiração devastadora criou o primeiro jogo da série: Donkey Kong, para arcade (aqueles fliperamas que vemos em shopping).

Donkey KongEsse primeiro jogo era bem simples, como a maioria dos jogos para Nintendo 8 bits, o encanador Mario tinha que desviar dos obstáculos jogados pelo gorilão Donkey Kong, para salvar a princesa Peach, na épocada chamada de Pauline.
Esse jogo depois de passar do Arcade foi convertido pra outras plataformas como o Atari e o famoso Nintendinho.
Eu mesmo já joguei esse jogo muito no Atari, quando eu não tinha video game bom nenhum, lembrando que não sou da época do Atari, nasci em 1987.
Mario na época não tinha nome e era chamado de Jumpman por motivos óbvios.
Pouco tempo mais tarde para viram a semelhança com um senhor italiano chamado Mário e trabalhava no escritório da nintendo e o nome pegou para o personagem, dando mais vida ao jogo.
Luigi na época não era considerado outro jogador, era apenas um clone do Mario quando se colocava de 2 jogadores, apenas um leve alteração nas cores da roupa do personagem.


Donkey Kong Jr

A sequência desse jogo foi feita mas como Mario sendo um terrível vilão que sequestra o Donkey Kong. O jogo é estrelado por Donkey kong Jr. que tem que salvar o pai, raptado pelo terrível mário, na época.
Da mesma forma que o primeiro jogo, o vilão, nesse caso Mário, jogava obstáculos para o macaco se dar mal e não chegar ao pai dele(Coitado!).
No mesmo estilo e no arcade lançaram o jogo Mario Bros. onde você pode escolher Mario ou e Luigi e chutar todas as pragas da fase. Ali se caracteriza o Luigi como outro personagem, porém com a mesmas aparencias do velho Mario.
A história do Mário e Luigi mesmo começa com a série Super Mario Bros., onde os irmãos estreiam no reino dos cogumelos, para a plataforma Nintendo.
No famoso jogo Super Mario Bros. lançado em 85, Mario e Luigi começam a se caracterizar mais, sendo que Luigi aparentemente era mais alto que Mário. O jogo é aquele em que a terra dos cogumelos é invadida pelos Koopas e tomam todos os objetos mágicos dali. A princesa Peach é a única que tem coragem de enfrentá-lo, e é sequestrada, então Mario é sugado para esta terra e promete salvar todos. Na mesma forma a sequencia é lançadano Japão Super Mario Bros. 2, porém por ser muito difícil não é lançada nos Estados Unidos, mas só no Japão. Mais tarde no Super Mario All Stars é lançada com o nome de Super Mario Bros. the lost levels.
Nos EUA para ter uma continuação é criado o Super Mario Bros 2. originado do jogo Doki Doki Panic, e você pode jogar com a princesa Peach, Mario, Luigi e Toad, um jogo bem fru fru. O jogo original era um jogo de uma familia, e que nada tem haver com a série Mario. O Luigi aí ficou caracterizado mais uma vez com seus pulos longos, o Mario bem balanceado entre as habilidades, a princesa Peach voa um pouco e Toad é forte e rápido. Muito diferente do jogo original agora os inimigos são vencidos com vegetais que se jogam do chão.
O Super Mario Bros. 3 foi a sequencia que salvou o estilo da série de poderes e pulos. Com novamente os irmãos Mario, esse jogo foi um dos jogos mais vendidos da história do Video Game. Nesse ultimo jogo da séria para Nintendo 8bits, criaram-se milhões de novas roupas e poderes(Power-ups), foi o primeiro estilo de jogo com um mapa da terra dos cogumelos. Com uma música muito mais afinada, um visual mais bonito o jogo tinha tudo mesmo pra dar certo. Depois de salvar a terra dos cogumelos nos dois primeiros Games, forma-se uma entrada para o Mundo dos cogumelos eBowser lança seus sete filhos para destruirem o mundo e mais uma vez Mario e Luigi é que vão salvá-lo. Com ajuda da princesa Peach e do Toad.

A sequência desse jogo não existe uma pessoa que não a conheça que é o famoso Super Mario World. Quando Toad e a princesa Peach vão passar as férias na terra do Dinossauro, Bowser mais uma vez mandas seus filhos encapetados e sequestram ovos de Yoshi. Sem muitas explicações, esse foi o carro chefe do Super Nintendo.
A partir daí surgiu o Super Mario World 2: Yoshi Island, em que o luigi bebê é sequestrado. Jogado totalmente pelo dinossauro Yoshi. Super Mario RPG que foi uma sequencia em RPG lançada pela square, com uma forma de batalha à lá Final Fantasy. E entrar então na nova fase 3d com o Super Mario 64, que excluiram o Luigi. Assim criaram inumeras versões de jogos para os irmãos, e adaptando os personagens cada vez mais.

Resumão de todos os jogos, com links de jogos e/ou reviews em que um dos personagens aparece:

* Donkey Kong: Mario (ou tecnicamente, "Jumpman") o encanador luta através de loucas áreas de construção para salvar Pauline das garras de um macaco gigante chamado Donkey Kong.
* Donkey Kong Jr.-Esta foi a próxima aparição de Mario, e primeira aparição como um inimigo. Mario atiça inimigos em D.K. Jr., que está tentando libertar seu pai enjaulado.
* Donkey Kong e Donkey Kong 2 (Game & Watch)
* Mario Bros. (Arcade)-Mario é agora um encanador. Ele trabalha em conjunto (ou luta contra) o irmão Luigi (no modo 2-Player) para matar um estoque infinito de tartarugas, caranguejos, e moscas que saíam de túneis.
* Mario's Cement Factory e Mario's Bombs Away (Game & Watch)
* Super Mario Bros. (NES)- Mario explora O Reino do Cogumelo na procura por Bowser, que raptou a Princesa Toadstool(Peach). O cartucho se tornou o jogo mais vendido da história, por vir junto com o NES (que vendeu 60 milhões), e a popularidade de Mario nos EUA é tão grande que ele foi mais reconhecido que Mickey Mouse em uma pesquisa.
* Wrecking Crew, estrelado por Mario (mas diferente da série).
* Versões para NES dos dois jogos de arcade,Donkey Kong e Mario Bros. para o NES, expondo a grandeza desses games para jogadores que perderam as versões de arcade. Devido ao limitado espaço nos antigos cartuchos do NES, a quarta fase (conhecida como "Pie Factory") de Donkey Kong foi omitida.
* Super Mario Bros. 2 (NES), só lançado na América em 1992, como Super Mario Bros.: The Lost Levels.
* Super Mario Bros. 2 (NES), a versão americana do jogo conhecido no Japão como Super Mario USA. A Nintendo fez um game desenvolvido e lançado nos Estados Unidos chamado "Doki Doki Panic" e substitui os quatro personagens por personagens do Mario, resultando em um game único da série de games do Mario, ou seja, é o Mario USA.
* Super Mario Land (GB),a primeira aparição de Mario no Game Boy, aparentemente, não foi supervisada por Miyamoto. Entre as personagens do jogo, encontravam-se inimigos com nomes muito estranhos que, na sua maioria, não foi traduzida para inglês.
* Super Mario Bros 3 (NES), em que Mario viaja pelo Reino do Cogumelo através de um mapa, oferecendo vários caminhos para atingir o mesmo objetivo: resgatar a princesa de Bowser. Com vários inimigos e habilidades novas unidos a gráficos e sons de alta qualidade para NES, este é o jogo mais vendido da história (sem vir junto com um console). Muitos jogadores consideram o melhor jogo da série até hoje.
* Dr. Mario (NES e GB)- passatempo estilo Tetris ou Columns.
* Super Mario World (SNES), primeira aparição de Mario no Super NES. Bowser raptou a Princess Toadstool e Mario viaja pela Dinosaur Land ao longo de 96 fases para resgatá-la. Super Mario World apresenta Yoshi, um dinossauro amigo que acompanha Mario e eventualmente gerou muitos jogos ancorados em sua popularidade. - Rom
* Mario Teaches Typing (PC)- educativo, ensina digitação Download
* Mario & Yoshi (Game Boy)
* Super Mario Kart (SNES), o primeiro jogo de corrida.Ele usava o chip DSP,para poder deixar o cenário em 3 dimensões. Rom
* Yoshi (Gameboy, NES)
* Mario Paint (SNES)
* Super Mario Land 2: 6 Golden Coins (Game Boy) - estréia de Wario.
* Yoshi's Cookie (NES, Game Boy, SNES)
* Mario Is Missing! (SNES and NES) - Educativo, Luigi precisa resgatar artefatos de cidades famosas para derrotar Bowser e salvar o irmão. Apenas na América do Norte. Outros jogos da série incluem Mario's Time Machine (NES/SNES)ensina história),Mario's Early Years! Fun with Letters , Mario's Early Years! Fun with Numbers e Mario's Early Years! Preschool Fun
* Mario and Wario (Super Famicom) - Japão apenas. Usa o SNES Super Mouse. - Rom
* Super Mario All-Stars (Super Famicom/SNES) (Japão: Super Mario Collection) - compilação de SMB, SMB: The Lost Levels (SMB2 no Japão), SMB2 (SMUSA no Japão), e SMB3, com gráficos e som melhorado. Rom
* Yoshi's Safari (Super Famicom/SNES)
* Donkey Kong '94 (Game Boy)- remake do arcade, com mais de 100 níveis.
* Tetris & Dr. Mario (SNES)- juntando os dois puzzles. - Rom
* Super Mario All-Stars & World (Super Famicom/SNES) Lançado apenas acompanhando o Super NES, com Super Mario All-Stars junto com um (levemente aperfeiçoado) Super Mario World.
* Super Mario World 2: Yoshi's Island (SNES)- este game toma lugar no passado de Mario. Uma turma de Yoshis ajuda o bebê Mario a encontrar seu irmão Luigi, que foi raptado pelos cúmplices do bebê Bowser. Turbinado pelo chip FX², é considerado o melhor game de plataforma da história. Rom
* Mario's Tennis (Virtual Boy) - acompanhava o Virtual Boy
* Mario Clash (Virtual Boy)
* Mario's Picross (Game Boy)
* Super Mario 64 (N64), primeiro jogo de Mario em 3D.A Princesa Peach é raptada novamente por Bowser e,desta vez,ele dominou seu castelo.Mario deve recuperar as estrelas de poder do castelo nos mundos dos retratos que Bowser enfeitiçou para poder salvar a princesa.
* Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES), primeiro RPG. - Rom
* Mario Kart 64 (N64), O segundo Mario Kart, ganha gráficos 3D e a possibilidade de jogo com até 4 amigos.
* Game & Watch Gallery (Game Boy)- compilação dos Game & Watch
* Game & Watch Gallery 2 (GBC)
* Mario Teaches Typing 2 (PC)
* Super Mario Bros. DX (Game Boy Color) - SMB adaptado para o Game Boy Color, com recursos extras e Lost levels escondido.
* Mario Golf (GBC e N64)
* Mario Party (N64), jogo de tabuleiro,que dará origem a muitas outras.Foi considerado um exelente multiplayer.
* Super Smash Bros. (N64),um jogo de luta com personagens da Nintendo. Da série Mario vão Mario, Luigi e Yoshi.
* Game & Watch Gallery 3 (GBC),o sucessor de Game & Watch Gallery 2, com mini-games novos.
* Mario Tennis (N64, GBC), sem relação com o jogo do Virtual Boy.
* Mario Party 2 (N64)
* Dr. Mario 64 (N64), Dr. Mario ganha uma nova versão,sem muitos modos novos,com apenas detalhes em 3D e mais personagens.
* Luigi's Mansion (GameCube), aventura estilo Os Caça-Fantasmas, em que Luigi tenta resgatar o irmão numa mansão mal-assombrada.
* Mario Party 3 (N64), Outro Mario Party,com apenas personagens novos: Daisy e Waluigie os novos tabuleiros de duelo para dois jogadores.
* Mario Kart: Super Circuit (GBA), Um Mario Kart,parecido com o do SNES,para o GBA.
* Paper Mario (N64), RPG em 2D muito elogiado,com gráficos de história em quadrinhos.
* Super Smash Bros. Melee (GameCube)-O esperadíssimo sucessor de Super Smash Bros.,para N64, com muitas inovações. Bowser e Peach passam a ser jogáveis.
* Super Mario Advance (GBA) - port de SMB 2
* Super Mario Sunshine (Game Cube), primeiro Mario para o GameCube, espécie de sucessor de Super Mario 64. Mario usa pela primeira vez FLUDD,uma espécie de spray com a capacidade de falar.
* Mario Party 4 (GameCube),estréia de Mario Party no Game Cube.
* Yoshi's Island: Super Mario Advance 3(Game Boy Advance) - Super Mario World 2: Yoshi's Island para o GBA, com voz para Yoshi e níveis extras.
* Game & Watch Gallery 4 (GBA),Game & Watch ganha uma versão no GBA,com a possibilidade de se jogar com mais um amigo via Cabo Link.
* Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (GBA) - SMB3 para o GBA, com recursos destraváveis pelo e-reader.
* Mario Party-e (e-Reader/GBA),único Mario Party da série a usar a tecnologia e-Reader,para ler as cartas magnéticas de mini-games(semelhantes a cartões de crédito).Não fez muito sucesso.
* Mario Golf: Toadstool Tour (GameCube)
* Mario Party 5 (GameCube)- Mario Party diferente, mais admirado no Single Player do que no Multi.
* Mario Kart: Double Dash!! (GameCube)-Mario Kart com uma inovação,é possível formar duplas,um personagem pilota,o outro joga os itens.
* Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA),RPG com gráficos cartunescos muito elogiado pelo senso de humor.
* Mario Golf: Advance Tour (GBA)- Mario Golf para o GBA.mas estrelando uma menina(Ella) ou um menino(Neil), no qual se consegue experiência jogando (como um RPG).
* Paper Mario: The Thousand-Year Door (GameCube)- continuação de Paper Mario.
* Dr. Mario e Super Mario Bros. (GBA)- parte da Classic NES Series.
* Mario Power Tennis (GameCube)
* Mario Party 6 (GameCube),com uma inovação: um microfone,para uso respondendo questões e dando ordens.
* Mario Pinball Land (Game Boy Advance)
* Super Mario 64 DS (Nintendo DS),remake de Super Mario 64.A história é a mesma,mas,desta vez,Mario conta com a ajuda de Luigi,Wario e Yoshi,cada um com características e poderes próprios.O jogo tem 30 estrelas extras a mais que o jogo original e uma porção de minigames que usam a tela de tato exclusiva do Nintendo DS.
* Mario Party Advance (GBA), sem modo multiplayer "padrão"(se procuram mini-games, e alguns podem ser jogados por várias pessoas)
* Mario Superstar Baseball (GameCube)- primeiro Mario de baseball,com muitos personagens,jogáveis e destraváveis e recursos vistos nos Mario Tennis e Golf,como os itens e jogadas especiais.
* Dance Dance Revolution : Mario Mix (GameCube),adaptação do famoso Dance Dance Revolution, o jogo de dança, para o GameCube. O jogador tem de "controlar" Mario dançando em um tapete conectado ao Cube. As músicas são de jogos da série.
* Mario Party 7 (NGC)- Um novo Mario Party na série,que terá novamente a presença do Microfone.
* Mario Kart DS (Nintendo DS)- No qual é possível jogar com 8 pessoas através do Wireless(sem fio) e também jogar via internet sem fio,se estiver em um Hotspot.Contará com pistas novas e algumas de seus antecessores.
* Mario & Luigi: Partners in Time (DS),sequência de M&L:SS.
* Dr. Mario/Puzzle League (GBA)- Dr.Mario(mais parecido com a versão do N64) adicionado á Puzzle League,que é Pokémon Puzzle League,para N64, sem os Pokémon.
* Mario Tennis: Power Tour (GBA)- Similar ao Mario Golf: Advance Tour,Também possuí o modo RPG,com a possibilidade de escolher um menino(Max) ou uma menina(Tina), além de Mario,Luigi,Peach,Bowser,Donkey Kong e Waluigi no Exhibition.
* Super Mario Strikers (GameCube)- Mario e sua turma agora jogam futebol,com os tradicionais itens e jogadas especiais.
* NBA Street V3 (GameCube) - a versão para GCN inclui Mario, Luigi e Peach em um "Nintendo All Stars Team"
* SSX On Tour (GameCube) - a versão para GCN inclui Mario, Luigi e Peach como snowboarders escondidos.
* New Super Mario Bros. (Nintendo DS) - A princesa foi sequestrada novamente,desta vez por Bowser Jr e fica por conta de Mario salvar o dia mais uma vez,em um novo jogo de plataforma,com cenários 2D e personagens em 3D.Ele com itens tradicionais e novos da série.
* Super Princess Peach (Nintendo DS) - Bowser põe em ação mais um de seus planos malignos mas,desta vez,decide seqüestrar Mario e Luigi. Para surpresa de todos, a Princesa Peach resolve resgatá-los. Durante seu resgate na Vibe Isle(Ilha das Emoções),ela contará com a ajuda da Vibe Wand(Varinha de Emoções) que dá á princesa 4 tipos de emoções para serem usadas como poderes especiais: Raiva, Tristeza, Alegria e Tranqüilidade.
* Mario Hoops 3-on-3 (Nintendo DS) - Jogo de basquete, onde os times em trio uasam os tradicionais itens das outras séries e usaram jogadas especiais,contando com presença de muitos personagens da série. Produzido pela Square Enix, contém a participação de personagens de Final Fantasy 1 .
* Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis (Nintendo DS) - Continuando o jogo do GBA,Mario vs. Donkey Kong, A história se passa quando a popularidade das Mario Toy Company é tanta que estreiam mais bonecos versão mini: Mini Peach,Mini Toad e Mini DK,além de mais originais Mini Mario.A empresa também inaugura um parque temático,o "Super Mini Mario World",em que,em meio aos espectadores,se encontram Donkey Kong e Pauline.Após uma série de desintendimentos,DK a sequestra novamente e Mario terá que procurá-la por todo parque.
* Yoshi's Island DS (Nintendo DS) - Uma continuação de Super Mario World 2: Yoshi's Island, o jogo trará a jogabilidade original com enredo novo,como Baby Peach e Baby DK.
* Super Paper Mario (Wii) - novo RPG,para Wii (originalmente anunciado para o GCN, também receberia versão no Wii)
* Super Mario Galaxy (Wii) - Mario terá que se aventurar novamente,mas agora irá até as estrelas,em um tour espacial através de planetas,nebulosas,estrelas e asteróides para salvar o Reino do Cogumelo mais uma vez. É o suposto "Super Mario 128" anunciado desde 2001.
* Mario Party 8 (Wii)
* Mario Strikers Charged (Wii) - Novo jogo de futebol.
* Mario Party DS
* Mario Kart Wii
* Super Smash Bros. Brawl (Wii) - Continuação de SSBM.

Emulador Super Nintendo (SNES)


Só para finalizar.
Os piores Games de Mário da Humanidade:

0 besteiras: